Reféns da Violência

Hoje peço licença aos leitores para a publicação de um artigo que foge do tema do blog, é uma carta aberta às autoridades, pedindo ajuda à população atingida pela violência. Peço a todos a colaboração no sentido de divulgá-la.

No dia 9 de janeiro de 2012, ao chegar do trabalho no final da tarde, fui abordado por dois marginais armados que roubaram o meu carro e uma série de objetos que se encontravam no mesmo.

Executei todos os procedimentos possíveis para dar a conhecer às autoridades o crime sofrido, inicialmente informando a polícia pelo 190, fazendo o alerta de roubo no site da Polícia Rodoviária Federal e depois o Boletim de Ocorrência na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

Essa foi a terceira vez que acontece algo do gênero comigo em Curitiba, já haviam furtado uma série de objetos do interior do meu veículo, e antes disso já havia sido abordado e tive a carteira roubada por outros dois marginais.

Depois disso, me coloquei a pensar o que as autoridades tem feito para que esse tipo de violência deixe de acontecer aos homens de bem, trabalhadores que com o pagamento dos seus inúmeros impostos, taxas e contribuições compulsórias, sustentam a máquina estatal.

Tanto no caso do furto dos objetos no interior do veículo, quanto no assalto a mão armada quando meu carro foi roubado, eu executei todas as ações recomendadas pelas autoridades, entre elas a abertura de um Boletim de Ocorrência.

Me coloco a pensar quais foram as ações tomadas pelas autoridades competentes à partir desses Boletins de Ocorrência. Em ambos os casos eu não recebi sequer uma ligação, muito menos a visita de policiais ou agentes para a investigação dos crimes. Consultando os meus vizinhos, descobrimos que nenhum deles foi consultado sobre o caso, algumas pessoas testemunharam o crime ou a fuga, mas nenhuma delas foi sequer procurada pela polícia. Descobri também que o meu caso não foi o único no bairro, e que esse tipo de roubo é mais frequente do que eu imaginava.

Dez dias depois de ter um revólver apontado para o peito, com os meus dois filhos, crianças inocentes e indefesas assistindo toda a situação de violência, além da sensação de perda pelo veículo e pertences roubados, um forte sentimento de abandono pelo poder público.

Imagino que outra finalidade efetiva tiveram aqueles Boletins de Ocorrência, além de aumentarem as estatísticas da violência na nossa cidade e me permitir acionar a seguradora.

Lembrando com mais detalhes sobre o registro da ocorrência na Delegacia, mais exemplos de descaso com a segurança da população. A Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos contava com apenas um funcionário no momento da minha chegada ao local. Como o barulho era muito grande, questionando o funcionário à respeito fomos informados que tratava-se da carceragem.

Uma delegacia com 16 celas individuais tem uma população carcerária de mais de 150 presos, alguns já condenados, e acaba funcionando como presídio, mas sem ter as mínimas condições de segurança para tal.

Deixo essa carta aberta como forma de alerta às autoridades municipais e estaduais responsáveis pela segurança dos cidadãos, e ficam os questionamentos: O que tem sido feito efetivamente para diminuir a violência? Que tipo de assistência os cidadãos violentados pelo crime recebem do estado? Que tipo de investigação é realizada para que os responsáveis por esses crimes sejam detidos e deixem as ruas?

Hernando Santana Pinto
RG 4.578.298-0 / PR

Comentários

  1. Hernando,

    Só quem já passou por algo assim, ou pior, sabe como é sentir o terror de ter a sua vida e de seus amados nas mãos desses elementos.
    Em 2010 sofri um sequestro junto com minha namorada e nada foi feito sobre isso. Graças a Deus saimos vivos, mas o terror sempre fica instalado de alguma forma.

    Andrey Wasilewski

    ResponderExcluir
  2. Fato Andrey, vamos pelo menos mostrar a nossa indignação.

    ResponderExcluir
  3. No último Atletiba, em 06/12/11, tinha 1000 PM cercando o estádio. Na saida bateram até na sombra dos torcedores que foram para ver o jogo, que sempre são confundidos com marginais.
    A solução é andar armado e matar bandido. Não temos a proteção do governo. Estamos no mundo do "cada um por sí".
    O problema é que se vc atirar em um fdp que entra na sua casa para te roubar armado, vc corre o risco de ser preso, aparecer na capa da tribuna e nas paginas da gazeta do povo como assasino!
    Creio que não tem solução este problema.

    Igor Santana Pinto

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Fiéis Defuntos

A Ressurreição de Jesus e o Primado de Pedro

O santo não nasce, forja-se