A César o que é de César

“Dai, pois a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”. (Mt. 22,21)


Introdução:

Para entender a mensagem do evangelho de hoje devemos conhecer o contexto em que Cristo o proclamou.


Naquela época Israel estava dominado pelo Império Romano e isto era motivo de humilhação e revolta no povo. Parecia que Deus havia esquecido sua promessa e os abandonara.
Algumas profecias falavam de um Messias rei e guerreiro que libertaria Israel do jugo estrangeiro, outras porém falavam de um Messias humilde e sofredor.

Diante da pregação e dos milagres operados por Jesus, durante seu ministério, alguns do povo já murmuravam que aquele era um profeta importante, outros até tinham a esperança de que talvez pudesse ser o Messias esperado.

É neste contexto que surge a pergunta dos fariseus que tem uma armadilha por trás. Devemos nos submeter aos que nos dominam? Ou mais profundamente ainda: A religião deve entrar na politica e participar ativamente dela? Eres um profeta politico ou não?

A resposta de Cristo da a medida certa para esta questão: “A César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”.

O que diz a Palavra em si?

Que o cristão não deve ser um alienado das coisas e dos assuntos do mundo. O cristão tem uma responsabilidade politica e social e deve ser ativo no seu dever cívico. Porém Deus deve permanecer no lugar mais importante. É diante dele que o cristão deve atuar na sua vida pública e esta postura tem uma série de implicações. Honestidade no trabalho, justiça com os trabalhadores, consciência politica e participação na sociedade.

Muitas vezes, ao longo da história, os cristão foram acusados de ser alienados de só esperar o céu, isso não deveria ser assim, devemos transformar o mundo para faze-lo mais de acordo com os ensinamentos de Cristo, quanto mais cristão for o mundo mais facilmente as pessoas chegarão a meta definitiva que é o céu. Por outro lado muitas vezes, ao longo da historia a vimos guerras e confrontos por causa da religião, o que também não deveria acontecer pois a politica humana deve estar dirigida pelos princípios cristãos mais não deve acontecer uma confusão dos dois campos. A Igreja sempre que se meteu na politica terminou mal pois não deve ser seu campo de atuação.

O que diz para mim esta Palavra?

A palavra de hoje te convida a refletir sobre tua atitude na sociedade. Como sou: Alienado? Não quero saber de nada só da minha “vidinha”? Como cumpro minhas responsabilidades no trabalho, na família, na politica, no meio em que vivo?

Participo de alguma ação social? Sou generoso ou egoísta com a sociedade?
Pago meus impostos? Cumpro as normas de transito?

O evangelho é vida e me chama a uma conversão.

Qual é a minha resposta a esta Palavra?

Como vou responder a esta Palavra? Hoje no Brasil falamos muito de corrupção e este é um mal terrível para a sociedade. Ano passado o desviado por corrupção no Brasil equivale a toda a economia da Bolívia (40 milhões de dólares), um absurdo. Porém pergunto: Você é corrupto? Aceita as “jogadas” no trabalho, na vizinhança, com seus amigos? Da um “jeitinho” quando vai levar uma multa? “Cola” na prova quando não estudou? Que tipo de cristão você é? Aquele que crê que basta ir a missa aos domingos ou que tenta levar uma vida coerente e honesta?

A que conversão esta Palavra me convida?

Mudar o que tenho que mudar. Não aceitar corrupções ou corruptelas na minha vida. Ser honesto no trabalho, na família, com os amigos, no colégio, cumprir meus deveres cívicos, votar, pagar os impostos, as multas. Participar da vida social ajudando os mais necessitados.
O evangelho exige não é verdade?

A que ação concreta esta Palavra me leva?

Este palavra me leva a buscar ser coerente na minha vida social cumprindo responsavelmente meus deveres.
 
Fonte:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Fiéis Defuntos

A Ressurreição de Jesus e o Primado de Pedro

O santo não nasce, forja-se