Os discípulos de Emaús e a Eucaristia

Hoje o Evangelho nos mostra mais uma das aparições de Jesus ressuscitado. São Lucas faz uma narração catequética, cheia de detalhes importantes, de onde pode-se fazer uma bela teologia. (Lc 24, 13-35)

O primeiro ponto a destacar é a decepção dos discípulos, o sentimento de perda e de derrota, Pedro voltara a pescar (aonde acontece a pesca milagrosa) e dois discípulos estão se dirigindo de Jerusalém a Emaús, indo de volta para casa.

Vale destacar aqui que os discípulos não reconheceram o rosto de Jesus, caminharam com ele por uma boa distância, falavam com Jesus sobre Jesus, sem perceber que Ele estava entre eles. Um sinal muito importante: doravante, o Cristo não estaria mais presente entre nós, sua presença física nesse mundo estava chegando ao fim. Mas são Lucas nos mostra claramente como O Senhor permanecerá entre nós: Na Igreja.

Isso fica evidente no texto, depois de analisadas importantes minúcias como as explicações que Jesus faz da Sagrada Escritura - Antigo Testamento, Jesus explica as profecias que anunciavam o Messias que morreria e ressuscitaria no terceiro dia para nos salvar. A Sagrada Escritura, agora complementada pelo Novo Testamento, novo conjunto de livros compilado pela Igreja, nos ensina a Boa Nova anunciada por Jesus Cristo.

Seguindo na leitura do capítulo, o versículo 45 narra o seguinte: Abriu-lhes então o espírito, para que compreendessem as Escrituras. A presença do Espírito Santo é outra promessa de Jesus Cristo que se realiza efetivamente na Igreja, em especial nos Sacramentos.

O mais importante fica para o final: Ao tomar o pão, o abençoar e o partir entre eles, reconheceram-no. São Lucas narra a Celebração Eucarística. Primeiramente, a Palavra explicada aquece os corações que se preparam para receber a Sagrada Eucaristia.

É ainda assim que celebramos um dos maiores mistérios da fé, vivendo a liturgia da palavra inspirada pelo Espírito Santo e após a liturgia eucarística, graça da qual podemos participar diariamente, e cujo preceito nos "obriga" a participar semanalmente aos domingos, o Dia do Senhor.

Comentários

  1. Olá Hernando bem bacana. Só vamos ressaltar que esse estar presente na Igreja, não é somente no templo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Jaqueline e Felipe.
    Aureo, não me refiro exclusivamente ao templo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Fiéis Defuntos

A Ressurreição de Jesus e o Primado de Pedro

O santo não nasce, forja-se