Acreditaste, porque me viste

O dia de hoje é de imensa importância para os católicos do mundo todo, pois celebramos dois eventos intimamente ligados entre si. No segundo domingo da Páscoa celebra-se a festa da Divina Misericórdia. Esse ano em especial, essa data "coincide" com a beatificação do Servo de Deus, João Paulo II, Papa.

O Evangelho de hoje também nos remete ao nosso venerado Karol Wojtyla, o Beato Papa Polonês:
Disse-lhe Jesus: Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto! (Jo 20, 29)
Bem aventurado esse grande homem de Deus, que durante toda a vida, e especialmente nas décadas de um dos maiores pontificados da história da Igreja Católica, foi um grande exemplo de santidade. Suas palavras, seus atos, sua face, sua perseverança e a sua cruz foram e sempre serão grandes exemplos para todo o mundo, inclusive para a população não cristã.

A força, a caridade, a paz e a coragem desse filho de Deus ficarão marcados para sempre na minha vida. Ainda hoje, depois de vários anos vivendo sob o pontificado de Bento XVI, ainda me pego dizendo ... Papa João Paulo II. Mas hoje temos um novo papa, outro homem santo que brilhantemente conduz o rebanho deixado pelo seu venerado antecessor, do qual era o braço direito.

Tratando da passagem da Sagrada Escritura, Tomé é uma figura que podemos ver facilmente em muitos, talvez às vezes em nós mesmos: o descrente, aquele que "só acredita vendo". A repreensão de Jesus a Tomé serve também hoje para nós: Introduz aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos. Põe a tua mão no meu lado. Não sejas incrédulo, mas homem de fé. (Jo 20,27)

A Igreja nos apresenta dois modelos de conduta: Tomé, que precisou tocar nas chagas de Nosso Senhor Jesus Cristo para crer na ressurreição, e João Paulo II que levou milhares, possivelmente milhões de pessoas a crerem ou a reforçarem a sua fé no ressuscitado. Discípulo, Missionário, Apóstolo.

A decisão é nossa!



Beato João Paulo II, rogai por nós!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Fiéis Defuntos

A Ressurreição de Jesus e o Primado de Pedro

O santo não nasce, forja-se