Fazei aquilo que Ele vos disser

Hoje pela manhã tivemos o retiro mensal da nossa equipe de senhores do Regnum Christi. O retiro é composto basicamente por um terço, duas palestras, dois momentos para meditação pessoal em silêncio e conclui-se com a Celebração Eucarística.
A segunda meditação foi Mariana, e refletimos sobre as Bodas de Caná, meditação da qual pretendo tecer breve comentário a seguir.

O Evangelho narrado por São João, como já citei em outro artigo, faz uma teologia diferente dos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas), e especificamente em relação aos milagres de Jesus, ele também o faz de maneira especial. Segundo São João, como Moisés, Jesus deveria realizar sinais (milagres) para provar que foi enviado por Deus, pois somente Deus pode dominar as leis naturais.

Os milagres narrados são sete, como são os sete Sacramentos, número da perfeição. São os seguintes:

  • A transformação da água em vinho nas bodas de Caná (Jo 2, 1-11)
  • A cura do filho de um oficial do rei. (4,46-54)
  • A cura de um paralítico. (5, 2ss)
  • A multiplicação dos pães. (6, 5-14)
  • A cura do cego de nascença. (9, 1-16)
  • A ressurreição de Lázaro. (11,1ss)
  • A própria ressurreição. (20, 1ss)
Por uma intenção manifesta, Maria é mostrada como figura importante no primeiro e no último momento da vida pública de Jesus. Nas bodas de Caná, o primeiro milagre de Jesus só acontece pela intercessão da Virgem Santíssima, mesmo com uma certa resistência inicial de Jesus, pois a sua hora ainda não havia chegado.

Nos 3 anos que se seguem, Maria retorna ao silêncio dos últimos 30, quando em suas atividades ordinárias, ensinou o próprio Deus feito homem a tornar-se um de nós.

E por último, aos pés da cruz, Maria recebe a João e a todos nós como seus filhos, é a nova missão daquela que foi o primeiro templo do Espírito Santo na Terra, e que desde então intercede por nós, aquela que foi assunta aos céus.

A mensagem de Maria é simples e direta: "Fazei aquilo que Ele vos disser". Nossa Mãe não quer para si os méritos do Corpo e Sangue do seu filho, que viria a ser derramado por nós, ela é aquela que aponta o caminho, que nos mostra a Jesus: caminho, verdade e vida.

Esse princípio dos sinais Jesus o fez em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele. (Jo 2, 11)

Santa Maria, Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós.

Comentários

  1. Não entendi a parte " daquela que foi o primeiro templo do Espírito Santo na Terra"

    Elias, Eliseu, Sansão e tantos outros não eram cheios do Espírito Santo?

    E a promessa do Espírito que Jesus fez os seus discípulos? Maria já teria tido seu próprio pentecostes? tem isso na bíblia?

    ResponderExcluir
  2. Wagner, não há dúvida de que os patriarcas e profetas foram inspirados pelo Espírito Santo. No entanto, me refiro a presença de um modo diferenciado, como o próprio anjo Gabriel indica na anunciação. Esse mesmo Espírito que foi enviado por Jesus no dia de pentecostes já estava presente de maneira especial no ventre de Maria desde a concepção de Jesus, que se deu por Sua assistência, e é o mesmo que hoje recebemos na Eucaristia, onde nos tornamos tamblém templos do Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  3. De qualquer maneira, jamais vou tentar "provar" qualquer texto escrito aqui exclusivamente pela Bíblia. Nós, católicos, não utilizamos somente a Bíblia como fonte de ensinamento, mas também o Magistério da Igreja e a nossa Tradição milenar. A própria Bíblia também não restringe os ensinamentos de Deus a si própria.
    Ademais, eu não acredito na Igreja por causa da Bíblia, mas sim acredito na Bíblia por saber que ela foi confirmada pela e para e Igreja Católica. Afinal de contas, quem senão a própria Igreja definiu quais são os textos inspirados que contém, por exemplo, o Novo Testamento?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Olá Hernando. Não vou discutir sobre os dogmas da igreja católica, poís muitas delas como vc mesmo disse, não possuem embasamento somente bíblico. Por isso vou comentar algumas coisas sobre o relacionamento de Jesus com as escrituras:



    1- Jesus em seu ministério usou inúmeras vezes citações das escrituras para demonstrar que seu ministério era o cumprimento das mesmas e que devemos nos guiar somente por elas:

    1.1 - Começando pelo deserto, onde para resistir a satanás, cita três textos de Deuterônomio. - Mt 4

    1.2 - Em outro texto, Jesus confirma o relato literal de gênesis sobre a criação do homem: Mt 19:4-6 "Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,..."

    1.3 - Mostrou que as escrituras apontavam para Ele e confirmou o cânon judaico, mas rejeitou os livros apócrifos não citando eles como escrituras:

    “E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: Que convinha que se cumprisse tudo O QUE DE MIM ESTAVA ESCRITO na LEI DE MOISÉS, e nos PROFETAS e nos SALMOS.” Lc 24:44

    1.4 - Ensinou que cada palavra das escrituras eram de Deus: "Nem só de pão viverá o homem, mas de TODA a palavra que sai da boca de Deus."

    1.5 - Nunca corrigiu ou criticou as escrituras: “Santifica-os na tua verdade; a TUA PALAVRA é a verdade.”

    1.7 - Mostrou aos Saduceus o erro deles de não conhecerem as escrituras: ˜Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mt 22:2

    1.8 - Para cada questionamento, Jesus sempre tinha uma resposta afiada, na ponta da língua, SEMPRE citando as escrituras, exemplo: Lucas 20: 27-40

    1.9 - Tem tbm outras passagens que detalharam com exatidão todo o sofrimento pelo qual passaria: Zac 9,9 - Sl 21, 19 - IS 53,3 - Zac12,10 e sobre sua ressureição: Sl 15,8


    Resumindo: Aqueles que querem ser seguidores de Cristo têm que ter a MESMA opinião sobre as escrituras que Ele teve.

    Que direito tem algum homem de ter outra opinião sobre as escrituras ou de corrigí-las ou de ignorá-las ou de passar por cima delas seja com dogmas, doutrinas e tradições???

    ResponderExcluir
  6. Caro Wagner, vamos discutir então os seus comentários, como preferir. Um a um para facilitar a leitura dos demais.

    1 - Ok.
    1.1 - O próprio demônio utiliza-se das escrituras para tentar Jesus, logo, o simples conhecimento e citação do AT não é sinal de fé.
    A Igreja Universal também usa a escritura para conseguir dinheiro fácil.
    1.2 - Qualquer exegese básica constata que o relato do Gênesis não é literal, apesar de autêntico em sua essência.
    1.3 - Ok, novamente afirmo que quem definiu o canon do NT foi a Igreja Católica, fato histórico, caso discorde me informe qual a sua discordância.
    1.4 - Ok, mas não esquecer de levar em conta aspectos históricos, culturais, sociais, políticos, teológicos, além dos gêneros literários.
    1.5 - Não, mas adaptou-a ao seu tempo, por exemplo, permitindo aos apóstolos comer o pão das ofertas, o que a lei proibia, não apedrejando a mulher adúltera, como a Lei de Moisés mandava, não é verdade?
    1.7 - Ok.
    1.8 - Ok, Ele o fazia quando necessário, e sempre adequando o conteúdo ao seu público.
    1.9 - Ok.

    Resumindo: Sim, todo cristão deve seguir a Sagrada Escritura, no entanto, a própria Bília não nos ensina que é a única fonte de ensinamento, se o faz favor indicar aonde.
    Pelo contrário, todo o ensinamento de Jesus foi oral, bem como o dos apóstolos que formaram os demais discípulos, e décadas mais tarde foi escrito o Evangelho, mas a Igreja já se fazia presente.
    A Igreja Católica não passa por cima das escrituras, pelo contrário, a confirma dentro do contexto necessário.
    Toda a doutrina é baseada na Sagrada Escritura, mas de forma integral, orgânica, não em versículos isolados do seu contexto.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Fiéis Defuntos

A Ressurreição de Jesus e o Primado de Pedro

O santo não nasce, forja-se