A vontade do Pai

No Evangelho de hoje, São Mateus nos apresenta a Parábola dos Dois Filhos. (Mt 21, 28-32)

Nessa parábola há uma série de pontos nos quais poderíamos meditar, entre eles a obediência ao Pai. Outro ponto é a observância cega da lei pelos Fariseus, que nessa passagem são comparados ao segundo fiho, que diz fazer a vontade do Pai, mas não vai. O primeiro filho, ao contrário, mais se parece conosco, mesmo não querendo, mesmo sendo tentado, acaba se arrependendo e buscando sempre fazer a vontade de Deus, que nos perdoa na sua infinita misericórdia.

No entanto, vamos tratar aqui de outro ponto, que por muitas vezes nos passa desapercebido.
Hoje estive no Centro Vocacional Maria Mãe Imaculada, e na homilia o Sacerdote, Reitor do Seminário, Legionário de Cristo, focou o seguinte versículo: "Qual dos dois fez a vontade do Pai?"

Pois bem, a pergunta que em teoria tem uma resposta óbvia, o primeiro filho, tem na verdade um pano de fundo profundo, que vai muito além.
Jesus Cristo nos ensina que Deus tem uma vontade para nós, Deus tem uma proposta de vida, nos criou com um objetivo, e espera que, dentro das nossas limitações, possamos alcançá-lo.

Estamos neste mundo, mas não somos desse mundo, assim está escrito em outra passagem da Palavra da Salvação. Deus nos cria a sua imagem e semelhança, depois vem até nós e nos apresenta um modelo de santidade, Seu Filho Jesus Cristo.

O Pai nos chama, a cada um de nós, individualmente. Ele tem um chamado para cada um de nós, somos vocacionados desde o batismo. É preciso colocar-se aos pés do Mestre, como verdadeiros discípulos, para ouvi-lo e, aprendendo com Ele, imitando-o, encontar a nossa vocação.

Sacerdotes, religiosos, almas consagradas ou dentre as muitas vocações leigas, a Igreja tem um lugar preparado para nós, lugar esse que não será ocupado se não ouvirmos o chamado do Senhor que se dirige a nós.

Que nesse início de semana possamos dar um pouco mais de atenção à voz do Pai, que insistentemente nos chama.

Mostrai-me, ó Senhor, vossos caminhos, e fazei-me conhecer a vossa estrada! Vossa verdade me oriente e me conduza, porque sois o Deus da minha salvação; em vós espero, ó Senhor, todos os dias! (Sl 24)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Fiéis Defuntos

A Ressurreição de Jesus e o Primado de Pedro

O santo não nasce, forja-se